ROTINA – Domingo de Manhã
Rol do Berço* e Jardim de Infância**
* Atendendo crianças de 0 até 4 anos ** Atendendo crianças de 5 a 6 anos
1. RECEPÇÃO*: Brinquedos no tapete (manter o portãozinho fechado)
2. CÂNTICOS: 2 ou 3 (de acordo com o louvor dos adultos). Se for necessário, comece a cantar após o momento de louvor da Igreja
3. HISTÓRIA: Verificar a caixa de histórias do mês
4. ORAÇÃO*: Faça uma oração curta para que eles repitam
5. ATIVIDADE*: Dentro da caixa de histórias do mês
6. HIGIENE*: lavar as mãos no banheiro feminino (evitar de entrar na sala do Jardim)
7. LANCHE*: orar antes
8. MASSINHA*: Usar o papel de suporte:
9. ENCERRAMENTO: Orar com eles
*Continuar cantando com eles
*Verifique tudo que será necessário para a aula antes de começar.
*O tempo de concentração deles é pequeno.
Vale relembrar: a rotina, principalmente para crianças pequenas, que não têm o conceito de tempo construído, é muito importante para ela se sinta segura a respeito de que acontecerá neste momento em que estará longe de seus pais.
Primários
* Atualmente atendendo crianças a partir 7 a 9 anos
1. CHEGADA: Utilizar massa de modelar distribuídas nas mesas
2. ORAÇÃO: Pastores
3. LOUVOR: Média de 5 cânticos, definir e preparar as crianças para o final do culto
4. HISTÓRIA: Utilizar recursos do material ou outros
5. VERSÍCULO Repetir com as crianças
6. ORAÇÃO: Com as crianças repetindo
7. ATIVIDADE DE FIXAÇÃO: Colocar em envelopes individuais;
8. TRABALHINHO: Levar pra casa;
9. ATIVIDADE LIVRE / lanche: Utilizar brinquedos. Pode-se utilizar este período para reforçar músicas novas
10. ENCERRAMENTO: Oração encerrando antes de sair para o salão.
(Sair com as crianças em fila. Todo domingo do mês: participação das crianças com um cântico ao final da EBD. Esse cântico tem que ter o mesmo tema da lição)
Vale relembrar: a rotina, principalmente para crianças pequenas, que não têm o conceito de tempo construído, é muito importante para ela se sinta segura a respeito de que acontecerá neste momento em que estará longe de seus pais.
Juniores*
*Atualmente atendendo crianças de 10 a 13 anos
1) LOUVOR (Participa do Louvor com a Igreja)
2) HISTÓRIA (Texto com o assunto a ser abordado, inclusive o texto Bíblico)
3) ATIVIDADE DE FIXAÇÃO (Questões para responder)
4) ATIVIDADE EXTRA (Quebra-cabeça, Mini-livro, etc.)
5) ENCERRAMENTO
6) (Retornar ao salão para término do culto)
Nesta faixa etária, a criança começa a examinar nossos valores e comportamento, questionar nossa autenticidade.
· Considere cada criança como uma PESSOA HUMANA;
· Ouça as queixas com atenção e maturidade;
· Evite julgamentos precipitados;
· Trabalhe com entusiasmo;
· Um sorriso é mais penetrante que um sermão;
· Conheça seus alunos pelo nome;
· Seus alunos estão deixando de ser crianças;
· Repita!! Repita!! Repita!!
· Autoridade não se impõe: oriente-os com firmeza mas não tente subjugá-los
· Ensine algo positivo
· Glorifique a Deus por todas as vitórias.
(Sair com as crianças. Todo domingo do mês: participação das crianças com um cântico ao final da EBD)
Momentos da rotina
CHEGADA
Na medida do possível, chegue antes e certifique-se que tudo o que você vai precisar está disponível. Para este ano, continuaremos com a rotina utilizada no ano passado e as crianças seguirão para a sala, antes mesmo do início do culto. Para sua chegada, deixe disposta massa de modelar para que, à medida que forem chegando, as crianças se acomodem. Não deixe muitos itens ou muita variedade para que as crianças não se agitem, nem dispersem antes da hora.
ORAÇÃO
Após recolher e guardar os brinquedos (peça ajuda das crianças nesta hora), um dos pastores ora pelo início do trabalho, na própria sala das crianças.
LOUVOR
- Agrupar as crianças e chamar-lhes para iniciar o louvor. Média de 5 cânticos. Neste momento leve-os a definir o cântico para o final do culto e prepare-as para este momento, conversando sobre o que vai acontecer. Utilizar este momento para ensinar novos cânticos.
- As crianças pequenas gostam muito de cantar e se movimentar. Utilize gestos, permita que a criança se movimente e tenha liberdade nesta hora, mas observe para que ela não desvie sua atenção do momento do louvor. Procure que alguma das músicas tenha alguma relação com a história.
- Pontuar o início da história e da oração com um cântico, desperta a criança para a próxima parte do culto.
HISTÓRIA
Utilizar recursos do material ou outros. Dê atenção aos sinais das crianças. Utilize entonação de voz, objetos variados. Não esqueça de preparar-se bem para este momento, estude a lição durante a semana, faça a leitura do Manual do Professor que estará sendo utilizado.
VERSÍCULO: Repetir com as crianças o versículo.
ORAÇÃO
Ore com as crianças convidando-as a repetir com você. Estimule-as a falar sobre as suas necessidades neste momento, ensinando-as a orar por elas.
ATIVIDADE DE FIXAÇÃO
- O objetivo da atividade é fixar o conteúdo da história, mas também é uma maneira de deixá-lo registrado. Conforme forem fazendo os trabalhos, você pode reforçar alguns pontos da história, como mais um auxílio para a criança na compreensão da mensagem.
- Providencie o material com antecedência, ou certifique-se que ele estará disponível no momento da aula. É interessante tocar canções enquanto as crianças trabalham. Permita que as crianças se ajudem e também conversem durante as atividades.
- Estes trabalhos ficarão guardados, não se esqueça de colocá-los nos envelopes individuais.
TRABALHINHO: Levar pra casa
ATIVIDADE LIVRE / lanche
- Organize as crianças para o lanche.
- Verifique o horário e o andamento do culto, caso seja necessário, disponha brinquedos no tapete (permaneça junto) e repasse a música que será cantada. Pode-se utilizar este período para reforçar músicas novas.
ENCERRAMENTO
Este é o momento de conduzir as crianças tranqüilamente para o encerramento. Organize cânticos, materiais (como a massinha) ou brincadeiras, que permitam que elas fiquem mais tranqüilas. Ore, encerrando a aula antes de sair para o salão (Sair com as crianças e organizá-las para o cântico no domingo do mês).
O CULTO INFANTIL - DISCIPULADO INFANTIL
PASSOS ANTES DOS CULTOS
1) A organização
2) Coordenação
3) O planejamento
ROTEIRO DE ATIVIDADE
1) Abertura
2) Louvor
3) Oração
4) Leitura Bíblica
5) Memorização de Versículos;
a. Especial;
b. Testemunhos;
c. Oferta;
d. História bíblica;
e. Perguntas bíblicas;
f. Convite para decisão;
g. Distribuição de lembrancinha e lanche.
0 comentários:
Postar um comentário