Blog do Ministério Infantil da Assembléia de Deus do Conjunto Itatiaia em Goiânia-GOowsers. Aqui você poderá encontrar material de Apoio para as Aulas de EBD e EBF, Culto Infantil e Outras coisas. Fique a vontade.
RSS

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Manual de professores - Orientações Gerais

“O que ensina, esmere-se no fazê-lo”
(Romanos 12:7)




Palavra dos Pastores
Queridos Professores,

Em primeiro lugar, queremos agradecer de todo o coração pela sua disposição em ajudar o Corpo e por nos suportarem na estruturação do caráter de nossas crianças.
 Sabem, quando Jesus nos enviou aos povos, disse-nos que pregássemos o Evangelho a toda à criatura e, seguindo Seu mandamento, vocês estão sendo fiéis ao “ide”, porquanto estão “indo e pregando” o Evangelho aos    nossos pequeninos, que são tão preciosos para Deus. Aliás, Jesus mesmo nos disse que estaria atento ao que fizéssemos com os Seus pequeninos, não é mesmo?
Que ótima maneira de ficarmos sob os tão poderosos olhos do Senhor... Nós cremos profundamente que o que vocês estão fazendo está sendo visto e acompanhado de perto pelo nosso Deus e que vocês, neste espírito voluntário, serão gratificados e honrados. Inclusive, nossa oração constante tem sido que vocês se preencham e se aproximem de Deus a cada momento em que dão do seu tempo e de sua energia para ensinar nossas crianças. E, como resultado, temos visto testemunhos de amadurecimento, encontros com o sobrenatural de Deus, e por aí vai. Por isso, creiam (como nós cremos), de que vocês serão honrados por sua atitude, fidelidade e disposição à obra. É gente como vocês que o Espírito busca e, creiam, vocês são quem mais lucrarão por sua fidelidade.
 Nossa oração, hoje, é de que vocês sejam profundamente preenchidos pela presença de Deus e que transbordem na abundância do Espírito, sendo felizes e realizados em tudo o que fizerem em suas vidas, em nome de Jesus.
Lembrem-se de que, hoje, talvez vocês estejam exercitando o “ide” com muito mais propriedade do que qualquer outro membro de nossa igreja. Parabéns! Seu galardão está sendo montado no Céu!

Com muito amor,
Prs. Fausto e Círia

Aos professores
Querido (a) irmão (irmã),

Após algumas pesquisas para estruturar o planejamento para o Ministério Infantil, seus materiais e sua dinâmica, chegamos a compilação da apostila que você tem em mãos. Aqui você encontrará orientações de como devem ser conduzidas as ministrações para as crianças, informações sobre o desenvolvimento das faixas etárias, nossas propostas e textos para reflexões.
Se você tem nas mãos este material é porque você fez uma escolha, sentiu-se tocado pelo Espírito, manifestou vontade em colocar-se atuando na obra do Senhor ou foi convidado a participar deste trabalho. Seja qual for a sua opção, tenha em mente Colossenses 3:23—Tudo que   fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor e não para homens— e, com isso, você com certeza enxergará o trabalho ministerial como um ato de adoração ao Senhor. Portanto, antes de manuseá-lo, ore a Deus pedindo sua orientação, sua direção.
Gostaria de compartilhar com você algumas idéias que norteiam este Ministério. Temos nas mãos a responsabilidade de apresentar aos nossos pequenos, fundamentos da nossa fé no Senhor Jesus. Trata-se de um Ministério onde atuamos de maneira direta na formação e ensino da Palavra, sendo que, ao nos prepararmos para este trabalho, somos ricamente abençoados e acrescentados. Utilizando uma expressão comum, ao nos dedicarmos em ensinar, nós aprendemos também.
Não tenha dúvidas que, ao envolver-se de alguma forma, doando-se para o serviço ao Senhor, você será ricamente abençoado. Não esqueça: Ore, se entregue a ouvir o que Deus tem a falar.
Estamos à disposição para toda e qualquer dúvida, que, na medida da nossa capacidade, tentaremos esclarecer.

Paz de Cristo
Um abraço
Thayomara Tharlys Silva Diniz
“Crescia o menino e se fortalecia enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele”

Orientações Gerais
Preparação das aulas
“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra,
e luz para os meus caminhos”
(Salmo 119:105)
É imprescindível que a Palavra de Deus esteja viva e dinâmica em nós para que possamos ensiná-la.
Precisamos pedir a Deus constantemente, que aprendamos com as lições que estamos estudando. A Bíblia deve estar presente na sala de aula. O manual do professor, que atualmente utilizamos, tem em um dos seus itens, uma leitura para reflexão do professor. Antes de tudo, ore e medite na Palavra, ore pelas crianças e pelos seus pais. Prepare-se lendo a história que será ministrada, na Bíblia. Faça a leitura completa do manual do professor. Esteja atento aos materiais que serão usados para a aula, separe-os. Fica a seu critério caso tenha algum outro recurso que esteja disposto a usar: livros, bonecos, objetos, gravuras, etc.

A dinâmica da aula
  • As atividades ficam na sala e deverão ser guardadas nos respectivos envelopes (cada criança terá um envelope identificado com seu nome) após cada aula;
  • Está no material o que chamam de lembrancinhas. Pequenos trabalhos que seguem com as crianças—não se esqueçam de entregá-los;
  • Organização antes do culto: separar material da história, das atividades, do lanche, deixar à mão os brinquedos que serão usados na recepção das crianças;
  • Organização depois do culto: guardar atividades nos respectivos envelopes, mesmo para quem faltou, guardar sobras de lição no local definido,guardar as figuras utilizadas, fechar janelas, organizar mesas, etc.
  • Mural: versículo do mês, enfeites temáticos, avisos aos professores.
  • Caderno de louvor: pasta onde constam cânticos para o momento do louvor.
A rotina da aula

A recepção das crianças é tão importante quanto os demais momentos da rotina. Ao entrar em uma sala preparada para ela, a criança se sente a vontade e valorizada. Providencie brinquedos que possam entretê-las de maneira tranqüila. Evite brinquedos e brincadeiras que possam deixá-las agitadas. Por exemplo, agrupe brinquedos por área de interesse (o que podemos chamar de cantos temáticos), tais como: livros, quebra-cabeça, jogos de amarrar.
Para a criança pequena faz-se importante o estabelecimento de uma rotina, repetindo-a semana após semana, para que as crianças possam “perceber” o transcorrer do tempo e que há momento certo para cada atividade. Assim, a ansiedade natural pelo afastamento da mãe, vai sumindo aos poucos.
No desenvolvimento da rotina, leva-se em consideração o tempo de concentração e o momento das crianças. Podendo, assim, haver alteração na distribuição do tempo das atividades.

Oração

As ações no céu se iniciam quando alguém ora na terra. Você pode não entender o mistério da sua tarefa. Mas algo é muito claro: Quando você fala, Jesus escuta”¹

As crianças precisam compreender que orar é falar com Deus. O mais importante em todo o seu preparo durante a semana é iniciar o estudo da lição com oração. Estamos nos preparando para conduzir nossas crianças a dar mais um passo na direção do seu crescimento espiritual.

ESTABELECIMENTO DE UMA ROTINA DE RODIZIO DE ORAÇÃO

A cada mês, cada membro da equipe do Ministério Infantil assumirá o compromisso de orar por uma criança específica (e seus pais).

Capacitação e qualificação

Serão realizados encontros semanais para troca de idéias, auxilio, sugestões, reflexão, organização das lembrancinhas e planejamento. A sua participação é muito importante para o nosso crescimento como corpo para que nosso alvo seja alcançado. Esteja atento às datas em que acontecerão que serão divulgadas com antecedência e programe-se para estar presente.

Qualificações do professor
Preparo espiritual (Relacionamento íntimo com o Senhor)
Preparo pedagógico (Participação nos Encontros, leituras dos textos sugeridos, leitura do manual do professor, preparação das aulas com antecedência)
Capacidade de expressão (Utilizar linguagem apropriada à faixa etária)
Otimismo e simpatia (As crianças sentem e percebem quando há alegria em quem as está ensinando)
Criatividade (Use suas idéias nas aulas, não tenha receio de tentar coisas novas, mas  esteja atento para que não saia do assunto que está sendo abordado).

Escala e responsabilidades

Esteja atento à escala. Verifique com antecedência os dias em que você estará responsável pelo ensino das crianças, caso haja alguma necessidade de troca, reporte-se o quanto antes ao responsável para que sejam providenciadas as devidas alterações. Esteja presente na sala de aula antes mesmo das crianças para recebê-las e preparar-se.

Responsabilidades do professor
1.       Manter longa e freqüente comunhão com o Mestre
2.       Estudar bem a lição bíblica
3.       Conhecer seus alunos
4.       Estabelecer propósitos definidos no seu ensino
5.       Acreditar no seu ensino
6.       Viver o que ensina
7.       Ser pontual e freqüente

0 comentários:

Postar um comentário